Cidades

Com mais de 3.3 mil viagens por dia, Consórcio recebeu só 1 reclamação formal

Ônibus voltaram a circular com horário reduzido e novas regras na última segunda-feira (6)

Kerolyn Araújo | 08/04/2020 11:22
Nova regra determina que passageiros entrem nos ônibus apenas pela porta da frente. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nova regra determina que passageiros entrem nos ônibus apenas pela porta da frente. (Foto: Henrique Kawaminami)


Desde que os ônibus do transporte coletivo voltaram a circular com ampliação para atender a demanda do comércio, na última segunda-feira (6), o Consórcio Guaicurus recebeu apenas uma reclamação formal de usuário, segundo o diretor-presidente João Rezende. Só ontem, a empresa contabilizou 3.393 mil viagens pela cidade, realizadas por 250 veículos.

Com as novas regras de ocupação, os passageiros devem entrar nos ônibus pela porta da frente e o veículo só pode circular se todos os usuários estiverem sentados nos bancos. 

João Rezende garante que o Consórcio tem atuado sempre que verifica esse tipo de situação. Mas que até agora as pessoas não tem feito denúncias formais, apesar de enviarem vídeos para a imprensa.

''Foi só uma ligação com reclamação. Mas isso não é confortável para nós, porque não é para ter nenhum problema. Estamos afinando o serviço porque tudo é muito novo para a gente, e a população precisa denunciar se perceber algo errado", explica.

Segundo Rezende, em Campo Grande existem mais de 4 mil pontos de ônibus e é impossível fiscalizar todos. ''Hoje a Guarda Municipal ajudou lá no Terminal Morenão, porque tinha muita gente que, quando a porta do ônibus abriu, entrava mesmo sem ter a quantidade de bancos mais disponível". 

Ele avalia que os motoristas tentam ajudar, mas lembra que é necessário que os usuários também colaborem. "O que está sendo verificado é que, muitas vezes, o motorista para no ponto com apenas quatro assentos disponíveis e as pessoas começam a subir no ônibus sem limites. O próprio usuário não entende que não pode superlotar o veículo e ficar em pé. Tem gente que se recusa a descer e esperar por 4, 5 minutos pelo próximo ônibus", ressaltou.

Apesar da recomendação de não circular com os ônibus com a capacidade excedida de passageiros, os motoristas acabam fazendo a viagem por "solidariedade", acrescenta. ''Eles sabem que as pessoas precisam trabalhar, chegar no horário no trabalho. Mas já foram orientados que não podem fazer isso e devem seguir as regras. Vários veículos extras são acionados sempre que percebemos que uma região está com demanda maior, não é preciso pressa", avisa João Rezende.

De acordo com ele, no meio de todos os desafios da pandemia, o Consórcio Guaicurus já conseguiu se destacar nacionalmente em vários aspectos. "Como na desinfecção dos veículos, por exemplo. Todos os ônibus são higienizados quando retornam à garagem. Neste processo de desinfecção dos dos veículos já conseguimos virar exemplo nacional", conta.

O serviço de transporte está disponível das 5h às 21h30. Para reclamações, os usuários podem entrar em contato por meio dos telefones (67) 3316-6600 ou 9 9208-4130.

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