Cidades

Com estoque crítico, MS recebe 20 mil ampolas de sedativos

Medicamentos foram comprados pelo Estado, que ontem recebeu 4 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares

Silvia Frias | 14/04/2021 11:27
Estoque dos medicamentos do kit intubação é informado em tempo real ao governo (Foto/Divulgação)
Estoque dos medicamentos do kit intubação é informado em tempo real ao governo (Foto/Divulgação)

Com estoque crítico de medicamentos do kit intubação, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) recebe hoje carregamento com 20 mil ampolas de sedativos, lote oriundos de compra direta, do governo estadual. Ontem, também foram adquiridas 4 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares.

Este mês, vários hospitais relataram falta de medicamentos que compõem o kit intubação, alerta também feito por instituições de Campo Grande. No dia 26 de março, por meio de empréstimo, o governo estadual requisitou ao Ministério da Saúde a compra dos itens para abastecer o Estado.

Na terça-feira (30), foram enviados 8.325 ampolas de bloqueadores neuromusculares. No dia anterior, 7.930 unidades de sedativos de licitação estadual.

A reportagem perguntou quanto tempo dura o estoque existente, mas a assessoria não respondeu ao questionamento.

De acordo com a SES, o monitoramento é feito em tempo real para evitar o desabastecimento dos hospitais. As instituições enviam os dados semanalmente e o consumo médio mensal.

Em reunião ontem com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, discutiu maior agilidade na entrega dos imunizantes e, também, dos medicamentos do kit.

No Diário Oficial do Estado da última semana foi publicada tabela com a média de uso dos itens que compõem o kit intubação.


Nos siga no