Cidades

Com 8 mortes por covid, secretária diz que cobertura vacinal precisa aumentar

Nesta semana, prefeitura e governo estadual discutem se haverá flexibilização de restrições da pandemia

Guilherme Correia | 09/03/2022 11:18
População, de máscara, nas ruas da Capital; acessórios são obrigatórios na cidade desde 2020. (Foto: Henrique Kawaminami)
População, de máscara, nas ruas da Capital; acessórios são obrigatórios na cidade desde 2020. (Foto: Henrique Kawaminami)

Cerca de 75,3% da população de Mato Grosso do Sul está com primeiro ciclo vacinal completo, mas quase dois terços do Estado não buscaram a dose de reforço, também conhecida como terceira dose. Em outras palavras, 64% dos sul-mato-grossenses estão sem o imunizante adicional.

Além disso, quase metade (57%) da população de cinco a 11 anos está sem a primeira dose, liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em meados de janeiro.

Em transmissão nas redes sociais, a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone ressaltou que a cobertura vacinal deve aumentar para que seja possível flexibilizar algumas medidas restritivas ainda vigentes.

Nosso grande empenho neste momento é para vacinação. Com maior cobertura vacinal, nós podemos voltar cada vez mais rápido à normalidade ou a medidas que possam deixar nossa vida com um pouco mais de elasticidade.”

Atualmente, decreto estadual obriga uso de máscaras em locais fechados e, no caso de Campo Grande, a prefeitura também determina exigência em espaços abertos.

Contudo, de acordo com apuração feita pelo Campo Grande News, Estado e Capital discutem, nesta semana, se haverá alguma alteração nesta regra. Nesta tarde, a prefeitura deverá se reunir para discutir a flexibilização.

Boletim atualizado - Mato Grosso do Sul registrou oito novas mortes por covid-19 e 1,2 mil casos, em boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (9) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A atual média móvel é de aproximadamente 1.016 casos e quase 10 óbitos a cada 24 horas no Estado.


As vítimas confirmadas hoje tinham entre 52 e 83 anos e eram de Dourados (2), Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Sidrolândia, Rio Verde de Mato Grosso e Naviraí.

Desde o início da pandemia, mais de 510,3 mil casos foram confirmados em território estadual, dos quais 492,8 mil foram recuperados, 6,9 mil estão isolados, mas 10.423 morreram.

Nos siga no