Cidades

Com 10 novas mortes, MS está em "platô" alto de covid-19, alerta secretário

Mesmo assim, ele diz que não faltaram leitos de UTI para nenhum paciente em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia

Guilherme Correia | 13/09/2020 11:55
População no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
População no Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Com 10 novas mortes registradas nas últimas 24h pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), Mato Grosso do Sul chega a 1.055 óbitos desde o início da pandemia. O titular da pasta, Geraldo Resende, frisou durante live de hoje (13) que o Estado ainda está em situação preocupante, mesmo com recente estabilização.

Mesmo com decréscimo recente na taxa de contágio, o índice permanece em 1,12. Ou seja, a cada 100 novas confirmações em um dia, a data seguinte terá confirmação de 112 novos casos. 

Temos aí um crescimento estabilizado, num platô elevado, mas precisamos para que haja um declínio diminuir a taxa de contágio. Isso [taxa de contágio] faz com que a curva continue crescendo", diz Resende.

Ele também citou presença de pessoas em aglomerações na região do Parque dos Poderes e em cidades do interior do Estado. “Já notamos aglomerações intensas, enormes, por onde passamos [no Parque dos Poderes]. Sinal de preocupação de toda nossa equipe”.

Durante a coletiva, a secretária adjunta da pasta, Christine Maymone, engrossou o coro e pediu à população sul-mato-grossense que pratique as medidas de prevenção à infecção pelo novo coronavírus. "Mesmo nesse dia ensolarado você consiga nos ajudar a preservar a vida de todos aqueles que amamos. Fique em casa, use máscara, saia somente necessário. Essas são as vacinas que temos até então".

Internações - O titular da pasta frisou trabalho feito pelo Ministério da Saúde, que ativou mais de 12 mil novos leitos em todo o Brasil, dobrando quantidade dos leitos de diversos estados do País. Ele disse, inclusive, que Mato Grosso do Sul teve aumento de aproximadamente 70% desses equipamentos.

70% dos internados hoje em Mato Grosso do Sul são em leitos públicos. O SUS [Sistema Único de Saúde] foi suficientemente forte, organizado, e que não deixou a nenhum cidadão sem a possibilidade de faltar um leito clínico ou leito de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo]".

Segundo os dados, 524 pacientes estão internados em leitos públicos e clínicos em todo o Mato Grosso do Sul. Do total, 6 vieram de outros estados do País.

Números da pandemia - Mato Grosso do Sul acumula 59.077 casos confirmados de covid-19, sendo que 406 foram registrados só de ontem para hoje. Ainda segundo a Saúde, a média móvel de novos casos continua alta, com 798 casos por dia.

Maior parte das novas mortes foram em Campo Grande - sete pessoas não resistiram à doença e subiram o número para 447 apenas na Capital. A média móvel atualmente está em 14,14 mortes diárias.

Dourados registrou dois novos óbitos e continua sendo o segundo município mais afetado pela pandemia, seguido de Corumbá, Sidrolândia e Aquidauana - os três não tiveram óbitos computados no dia de hoje.

Nos siga no