Cidades

Com 10 casos confirmados, varíola dos macacos chegou a 3 cidades de MS

Todos os infectados são homens, maioria tem entre 20 e 29 anos

Adriano Fernandes | 11/08/2022 19:44
Teste sendo realizado em laboratório. (Foto: CDC/Pexels)
Teste sendo realizado em laboratório. (Foto: CDC/Pexels)

Subiu para 10 o número de pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Oito casos foram confirmados na Capital, um em Itaquiraí e Dourados é a 3ª cidade a detectar a doença. Todos os infectados são homens e a maioria tem entre 20 e 29 anos. Ainda não há confirmação se um homem, de 31 anos, que estava internado no Hospital Regional e morreu com suspeita de Monkeypox de fato padeceu pela doença. A morte está sob investigação em laboratório da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).  

Todos os infectados apresentaram erupções cutâneas, 80% apresentou linfonodos pelo corpo e 70% teve febre. Ainda conforme o boletim divulgado hoje (11) pela secretaria, somente em agosto foram 19 notificações da doença. 

Outros 18 casos seguem em investigação na Capital (6), Cassilândia (1), Dourados (2), Ponta Porã (1), Camapuã (1), Três Lagoas (5), Bandeirantes (1) e Aparecida do Taboado (1). Os pacientes com a confirmação da Monkeypox estão isolados. 

Apesar de levar o nome de “varíola dos macacos”, a transmissão só ocorre entre humanos.  A principal forma transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Ainda conforme o Ministério da Saúde úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

• Erupções cutânea ou lesões de pele

• Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)

• Febre

• Dores no corpo

• Dor de cabeça

• Calafrio

• Fraqueza

Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético.  

Nos siga no