Cidades

Casos aumentam e MS estuda reabrir drive-thrus para testagem

Ao menos 80 mil novos testes rápidos foram distribuídos devido ao aumento de pacientes com sintomas gripais

Guilherme Correia e Beatriz Magalhães | 10/01/2022 09:20
Nesta manhã, 80 mil testes de antígeno foram distribuídos aos municípios do Estado. (Foto: Marcos Maluf)
Nesta manhã, 80 mil testes de antígeno foram distribuídos aos municípios do Estado. (Foto: Marcos Maluf)

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, disse hoje (10), em coletiva, que o governo estadual estuda parceria com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) para que novo drive-thru de testes de covid-19 seja montado, a fim de ampliar a oferta para a população sem vínculo com rede particular.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em coletiva nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

O secretário não detalhou, mas garantiu que também serão reabertos estruturas semelhantes de testagem em Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Em coletiva nesta manhã, o secretário estadual de Saúde anunciou a distribuição de 80 mil testes de antígeno, para detecção de covid-19, aos municípios sul-mato-grossenses. Esta é uma das formas de ampliar o diagnóstico e prevenção da doença, que tem registrado aumento expressivo de casos nas últimas semanas.

Estamos tendo um aumento do número de casos de covid-19 e junto a isso, uma epidemia de influenza. Então, os nossos esforços estão redobrados, são 80 mil testes entregues aos municípios, desde ontem. Vamos aumentar o número de testes, isolar os positivados e monitorar os que tiveram contato.”

Resende explica que os testes são distribuídos de forma proporcional, conforme a estimativa populacional de cada município do Estado. Além disso, outros 90 mil exames estarão no estoque e serão encaminhados a partir da demanda – isto é, quando uma cidade utilizar todo o quantitativo e prestar as devidas contas, estará apto a receber mais produtos.

“Os testes estão sendo distribuídos de acordo com a população de cada município. Outros 90 mil testes vão ficar e serão entregues quando os municípios prestarem contas dos que forem utilizados."

Caixa de testes rápidos de antígeno para detecção de coronavírus. (Foto: Marcos Maluf)

Anteriormente, segundo o secretário, os testes eram enviados quinzenalmente e agora, serão a cada semana, desde que a prestação de contas de pelo menos 60% do armazenado seja feita, considerando que algumas secretarias municipais de Saúde podem demorar a cadastrar as informações.

Segundo a pasta, pouco mais que a metade dos municípios já receberam os antígenos, por terem comprovado o uso dos lotes anteriores. Campo Grande é a que receberá mais testes, cerca de 25,8 mil, além de Dourados (6.420 testes), Três Lagoas (3.520), Naviraí e Nova Andradina (1.580), que fecham a lista das cidades com maior demanda. Testes que não forem retirados até quarta-feira (14) terão sua liberação cancelada.

Uma das caixas de testes distribuídos nesta manhã ao interior do Estado. (Foto: Marcos Maluf)

Resende também pede que a população busque a testagem, quando tiver suspeita da doença, seja por sintomas gripais ou pelo contato com outros indivíduos, a fim de isolar o paciente e monitorar o desenvolvimento da doença.

Quanto à vacinação, ele comenta que houve um crescimento da adesão à imunização, por parte da população, nos últimos dias, mas que ainda não é o suficiente. “Foi possível verificar um aumento de vacinação nos últimos três dias úteis, mas apresentou uma queda no fim de semana. Espero que as pessoas não sejam refratárias às vacinas, só assim, será possível evitar uma nova onda.”

Estoques foram liberados conforme demanda das prefeituras municipais. (Foto: Marcos Maluf)

Pandemia - Os sistemas de monitoramento epidemiológicos ainda sofrem uma defasagem de dados, por conta de ataque hacker às plataformas do Ministério da Saúde e, por isso, podem apresentar uma série de subnotificações - no entanto, já se observa um crescimento de pelo menos três vezes do número de casos de covid-19 no Estado, além de um pico fora de época de infecções com o vírus da influenza, causador da gripe.

As duas situações têm relação com variantes virais - a Ômicron, do coronavírus, e a H3N2, do influenza.

Entre outras ações ressaltadas pelo secretário estadual de Saúde, está o retorno da divulgação diária de casos e óbitos, por meio de boletim epidemiológico. “Isto para mostrar para as pessoas os números reais, para juntos, enfrentarmos a doença. A participação da população é fundamental, para a testagem e a vacinação.”

Segundo ele, estuda-se a reabertura de leitos clínicos ou de terapia intensiva, a fim de dar conta da demanda inflacionada de infecções e casos da doença, ainda que seja possível verificar que há menos casos graves, muito em função da vacinação.”Estamos monitorando todos os leitos e discutindo o financiamento de outros que queremos abrir. Nos municípios onde fecharam leitos, esperamos que vão reabrir.”

Quantitativo armazenado pela SES será distribuído conforme prestação de contas dos municípios. (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no