Cidades

Cadastrado para teste da Coronavac em MS ainda depende de liberação

Estudos da vacina estão na fase 3 e no Estado, de 800 a 1000 pessoas devem fazer parte da pesquisa

Lucia Morel | 20/10/2020 15:29
Coronavac já está na fase 3 de testes. (Foto: Reprodução Instituto Butantan)
Coronavac já está na fase 3 de testes. (Foto: Reprodução Instituto Butantan)

Nenhum profissional de saúde foi cadastrado até o momento para o teste da vacina Coronavac em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Butantan, o sistema ainda precisa ser adequado para que o cadastramento possa ser realizado. 

Além disso, apesar da assinatura de parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul no último dia 15 de outubro, as tratativas ainda estão sendo finalizadas para que os testes efetivamente comecem. 

A assessoria de imprensa do instituto informou ainda que na primeira fase de testes, 9 mil pessoas já receberam a dose do imunizante e que MS entra na segunda fase, quando a pesquisa tentará atingir 13 mil pessoas vacinadas, sendo de 800 a 1000 de Mato Grosso do Sul. O cadastramento, quando liberado, poderá ser feito aqui.

Do estudos já feitos no Brasil, a vacina vem comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China. No Brasil, apenas 35% dos 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Além da Coronavac, que é chinesa, outras três vacinas contra a covid-19 estão em processo de estudos no Estado.  A Janssen-Cilag, da multinacional Jhohson e Jhonson, que teve testes pausados; a desenvolvida pelo laboratório Sanofi e a do medicamento contra a BCG (usada para prevenir a tuberculose).

Nos siga no