Cidades

Agência fiscalizadora cria medidas para antecipar crises elétricas

Aneel quer que distribuidoras façam cruzamento de dados para amenizar impactos climáticos

Por Gustavo Bonotto | 01/12/2023 21:36
Agência fiscalizadora cria medidas para antecipar crises elétricas
Funcionário realiza reparos na fiação elétrica em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Em reunião com representantes de todas as distribuidoras elétricas do país, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu, na tarde de quinta-feira (30), uma série de ações para o enfrentamento de eventos climáticos severos.

Uma das primeiras medidas do protocolo é o aprimoramento das ferramentas que detectam mudanças no consumo devido a mudança no clima a partir do cruzamento das bases de dados com alertas meteorológicos emitidos pelas Defesas Civis Estaduais e Municipais.

Ainda segundo a nota enviada à imprensa, distribuidoras também irão atualizar seus planos de contingência adaptando as atividades de previsão, preparação e atuação em eventos climáticos com a severidade que se está vivenciando no início desse período úmido.

Os planos devem definir o nível de severidade dos eventos, graus de atuação e de mobilização de equipes, remanejamento de equipes que usualmente executam outras atividades, ampliação dos canais de comunicação com entes públicos e consumidores.

Além disso, em razão da recorrência cada vez maior de eventos climáticos, foi discutida uma agenda de médio prazo que busca discutir melhores práticas, com o objetivo de retroalimentar o processo de regulação, englobando três frentes: precisão na detecção, coordenação com estados e plano de ação de recomposição dos serviços.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no
Veja Mais