Artigos

Por que ler para seu filho?

Talita Martins (*) | 06/10/2021 14:11

Neste artigo, quero conversar com você, que tem filhos ou que trabalha com crianças, do porquê é tão importante desenvolver o hábito diário de ler para elas. Saiba: quanto antes começar, maiores serão os benefícios. Mas, nunca é tarde para dar o primeiro passo. Não existe uma idade limite. De crianças pequenas a adolescentes, a leitura em família pode acontecer até o momento em que for prazeroso para todos.
Então, vamos lá! O primeiro motivo para você ler para uma criança pequena é a promoção do vínculo afetivo. Separe um momento para a leitura, em um espaço aconchegante e sem distrações. Estar disponível para isso, com certeza, trará muitos frutos na relação entre pais e filhos.
O segundo motivo é que a leitura em voz alta, realizada por um adulto, preferencialmente, os pais, aumenta, consideravelmente, o vocabulário e promove o desenvolvimento da compreensão auditiva. Em um estudo sobre ciência da leitura, feito por Batty Hart e Todd Risley, comprovou-se que o vocabulário tem uma relação direta com a inteligência, com o sucesso acadêmico e com as habilidades sociais da criança. Mas, como o vocabulário se relaciona com a inteligência? Ora, quanto mais a criança sabe, mais facilidade ela tem para aprender, como em um ciclo virtuoso. Cada palavra que o pequeno conhece é um gancho para novos conhecimentos. Assim, quanto maior o vocabulário, maior a compreensão auditiva, melhor o indivíduo compreende o mundo e se relaciona com ele. A leitura em voz alta expõe as crianças a uma audição qualificada, pois a linguagem que nós utilizamos no dia a dia, por mais que conversemos muito com as crianças, ainda é uma linguagem muito aquém daquilo que está nos bons livros, em termo de riqueza de vocabulário.
O terceiro motivo para você realizar a leitura em voz alta é estimular e desenvolver a imaginação e os sentidos do ouvinte. Cada vez que você lê uma história, que você mostra um livro com belas imagens, que expõe a criança a essa experiência, você evoca dentro dela as memórias, as sensações, as coisas que ela ouviu e viu; ativa saberes já instalados, instigando a imaginação de cenas, personagens, cores, sabores, cheiros; deixa evidente para a criança que a leitura é um processo de ativação interior. Portanto, a leitura desenvolve o pensamento e a empatia em níveis cada vez mais profundos.
O quarto e último motivo que dou a você para ler aos seus filhos é que a leitura proporciona uma primeira entrada no mundo da cultura. O livro tem um autor, um ilustrador, uma editora, uma história que foi inventada, reescrita ou que veio de uma tradição milenar. Ensinar as crianças e os adolescentes que o livro é uma obra rica, que por meio deles podemos nos divertir e também aprender é um grande legado para a formação de cidadão leitores.
 Gostou? Te convenci? Que tal começar? Para isso, deixo mais algumas dicas: estipule um momento calmo para você e seu filho e estabeleça uma constância no começo, até que vire um hábito. Não desista nas primeiras tentativas quando seu filho sair correndo ou ficar mexendo em algum brinquedo enquanto você conta a história. Lembre-se de que ele pode estar ouvindo toda a história, mesmo sem estar olhando para você. Com o tempo e o amadurecimento, ele aprenderá a se portar com um bom ouvinte. Adquira alguns livros bons, com narrativas interessantes e belas imagens, que, quanto mais realistas forem, melhor. Atente-se se a história é indicada para a faixa etária e se apresenta uma boa reflexão moral. Use sua voz e entonação para envolver seu filho. Finalizo, dizendo: aprecie muito esse momento valioso da relação de vocês. Divirtam-se.

Talita Martins(*) é mestre pela UFMS em Saúde, Educação e Desenvolvimento e diretora da Educação Infantil da Escola Harmonia.

Nos siga no Google Notícias