Artigos

Palavras de uma mãe

Por Maria Thereza Trad (*) | 12/05/2019 08:25

Sou Maria Thereza Trad, mãe de cinco filhos e costumo dizer que essa é minha maior vocação, aptidão e competência. Eu desconhecia a força, a garra, a coragem, o poder de cuidado e proteção, até ter o Leonardo, o Pedro, a Giovanna,o Theo e Tarik. Foi então que vi essas qualidades multiplicadas por cinco.

Agradeço por ter, acima de tudo, um coração de mãe, onde toda humanidade tem espaço, voz, vez e dignidade pois ser mãe é saber compreender, considerar e dignificar todas as pessoas.

Com certeza, todas as mulheres-mães compreendem o desafio que é ser mãe, principalmente nos tempos atuais.

Ser mãe é um constante compromisso de auto-superação, pois precisamos ajudar nossos filhos a serem pessoas de bem e de caráter, não medindo para isto qualquer esforço, não escolhendo para isso papéis a desempenhar nem os horários mais convenientes, somos mães em tempo integral e pra vida inteira.

Nesta missão sagrada de criar os filhos procuramos nos superar sempre, aprendendo da melhor forma possível a nos conectarmos com eles e sentir o que eles estão sentindo, entender o que eles necessitam, curar as suas dores, os seus sofrimentos e as suas incertezas.
Somos incentivadoras, amigas, professoras, enfermeiras, dentistas, conselheiras, psicólogas, advogadas, motoristas, cabeleireiras, cozinheiras, ou seja somos mães!

Ser Mãe é fazer muito com pouco, multiplicando amor. É um grande desafio.
Algumas mulheres lutam pra cuidar bem de si mesmas, outras dedicam todo o seu tempo para se tornarem excelentes mães para os seus filhos, outras acolhem os filhos que o seu útero não gerou mas cujo grandioso coração aprendeu a amar sem qualquer distinção.

Quanto mais desafiadora for esta missão de mãe, mais fé, esperança e amor devemos cultivar, tendo a humildade de pedir ajuda, conselhos, recursos e alternativas.
Filhos nos renovam, nos fazem renascer, nos fortalecem como mulheres, filhos nos ensinam.
E nós, mães, encontramos em outras mães, a sensibilidade de compreender a importância de unir forças, compartilhar experiências, dar conselhos e manifestar apoio, solidariedade e amor de forma incondicional.

Jamais subestime o valor de uma mãe; de sua força, coragem, e poder de sair a frente num campo de guerra lutando com um único objetivo: a proteção e o bem estar dos nossos filhos.

Causas relevantes, demandam atitudes e compromissos relevantes. Ser mãe é cuidar do que é relevante, e um coração de mãe aprendeu a não fazer distinções entre aquilo que é do seu interesse e do outro. Como mães, cuidaremos sempre da felicidade e do bem estar dos nossos filhos, das nossas famílias, das nossas cidades e do nosso Estado.

Cada mãe é única e cada mãe tem sua própria forma de ser, porém todas possuem um sentimento em comum: doação, que é a mais completa forma de amar.

De todas as escolhas que eu fiz na minha vida Ser Mãe foi a melhor delas!

E hoje pra cada uma dessas guerreiras, eu desejo um feliz dia das mães e que recebam o amor que doam todos os dias em dobro!

(*) Maria Thereza Trad (Tetê) é psicóloga formada pela Uniderp com Pós-graduação em Terapia de Casal e de Família pela Uniderp e Especialização em Gestalt Terapia pelo IGTB (Instituto de Gestalt Terapia de Brasília).

Nos siga no Google Notícias