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Está na hora de expandir sua empresa?

Por Diego Simioni (*) | 23/10/2013 14:52

A maioria dos donos de micro e pequenas empresas, independente do segmento de atuação, em algum momento, seguramente já se questionaram: “Será o momento de ampliar meu negócio?”. A realidade é que não existe uma ciência exata para responder essa pergunta. De qualquer forma, acredito que ela deva ser acompanhada de outra, um pouco mais precisa: “Quais seriam as possíveis estratégias de expansão da minha empresa?”. Calma, o intuito desse artigo não é complicar a sua vida trazendo mais perguntas.

Boa parte dos ânimos no meio empresarial são regidos pelo desempenho de alguns indicadores macroeconômicos, como o PIB, inflação e taxa de juros. Obviamente, esses indicadores são extremamente relevantes e todos os empresários devem acompanhá-los de perto. Vale a pena, porém, estar atento para indicadores que não são tão amplamente divulgados e que podem fazer mais sentido para avaliação de um determinado segmento.

No ano passado, como todos sabem, o crescimento do PIB foi fraco, fechando em 0,9%. Caso trabalhe com bens de consumo, por exemplo, você poderia avaliar não somente o PIB total, mas a conta de consumo das famílias. O crescimento dessa conta do PIB foi de 3,1%. Bem mais animador, concorda?

Entretanto, quando falamos de um negócio específico, torna-se ainda mais interessante avaliar indicadores do mercado no qual esse negócio está inserido. Muitas vezes, esses indicadores são mais relevantes e tem maior relação com sucesso (ou insucesso) de uma empresa. Veja alguns exemplos:

- O e-commerce, ou comércio eletrônico, cresceu 20% no ultimo ano, de acordo com a e-bit;
- O faturamento do mercado de brinquedos, tomando como base dados da ABRINQ, apresentou um crescimento médio composto de 11,2% nos últimos 5 anos;
- Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o segmento de sucos e refrigerantes light/diet é promissor e o crescimento total dos últimos 10 anos até 2010 foi de 800%.

Os exemplos mostram respectivamente um canal de distribuição (e-commerce), um mercado (o de brinquedos) e um segmento de mercado (bebidas light/diet). Essas avaliações e outras, como a de nichos de mercado, devem ser levadas em consideração pelo empreendedor na hora de pensar em expansão - e arrisco dizer que são mais relevantes do que a avaliação de alguns indicadores amplos. A postura “não vou investir, o PIB está fraco e os juros estão altos” não contribui para o sucesso de nenhuma empresa.

Voltando à segunda pergunta do início desse artigo, sobre a escolha de uma estratégia de expansão, novamente vale uma avaliação das possíveis oportunidades e um exercício de imaginação.

Uma das opções que tem se mostrado atraente é o sistema de franquias. Nele aquele que expande sua marca não precisa gerenciar todas suas unidades e nem investir com capital próprio na abertura das mesmas.

Sua missão é transmitir o conhecimento de seu negócio e oferecer a sua marca para futuros franqueados. O franqueado que normalmente está à frente do negócio tem total interesse que ele dê certo, pois investirá dinheiro e esforço e costuma conhecer melhor a região na qual está abrindo seu negócio.

Claro que isso não é certeza de sucesso ou de isenção de risco, porém, a expansão via franquias é uma tendência que está em alta e que tem boas perspectivas de retorno. Nos últimos três anos, o faturamento do franchising cresceu respectivamente 20,4%, 16,9% e 16,2% de acordo com os dados publicados pela ABF - Associação Brasileira de Franquias.

O franchising engloba os mais tradicionais ramos do varejo e serviços, passando por alimentação, vestuário, acessórios pessoais, serviços de informática. Inclusive recentemente foram criados modelos de franquia impensados até pouco tempo atrás, como franquias virtuais e de publicidade online. As oportunidades existem e muitas vezes elas estão ao seu alcance. Faça suas escolhas e mãos à obra!

(*) Diego Simioni é administrador de empresas e sócio-fundador da GOAKIRA, consultoria empresarial especializada em franquias.

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