Artigos

Desafio do empreendedorismo nos negócios na pandemia Covid-19

José Roberto de Souza Freire (*) | 25/05/2020 13:59

Vivemos um momento ímpar em nossas vidas e devemos aprender a conviver com esse novo surto do SARS – CoV-2, causador da atual pandemia Covid-19, começando na China e alastrando mundo afora. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020), a taxa de desocupação passou de 11% no fim de 2019 para 12,2% no trimestre, encerrado em março de 2020. Com isso 1,2 milhão de pessoas entraram na fila do desemprego, e esse número ainda tende a crescer por conta da crise da Covid-19.

Reinventar e não desanimar, é a palavra-chave. Uma saída para o desemprego é através dos negócios. O empreendedorismo é uma oportunidade também nessa situação crítica. A grande dúvida está em investir no mercado financeiro ou investir nos negócios próprios. 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (maio, 2020) baixou os juros, em 3% ao ano, a menor nos últimos 25 anos no país e sinalizou uma queda percentual de 0.75 no mês de junho, isso reflete em juro de 2,25% ao ano. Para realizar uma análise, se é pertinente investir no mercado financeiro ou nos negócios, dívida esses 2,25% em 12 vezes e faça um cálculo simples mensal e analise se compensa. 

Reinvente! Converse com sua equipe de empregados, escute a opinião de todos, reúna as propostas e busque uma solução. Construa uma rede de negócios, com seus amigos, com colegas do tempo de colégio, da faculdade, do condomínio, da vizinhança, do trabalho a fim de compartilhar ideias, produtos e serviços. 

Forme grupos na mídia social, WhatsApp, Facebook, Instagram e outros, crie uma imagem própria do seu negócio, conecte com pessoas e compartilhe seus conhecimentos, no grupo, em vídeo em publicações, fale de você e seu produto ou serviço.

Antecipe seus negócios, vá até o cliente, use os meios de comunicação, a publicidade, crie cartão de fidelidade do cliente, faça relação de trocas de produtos ou serviços, escreva um livro online -ebook, adote o delivery, invista no e-comerce, enfim, quebre paradigmas. 

Se precisar busque investimento, vá devagar, respeitando e valorizando todos os passos, mas não pare. Dentro de você há um universo capaz de realizar qualquer coisa que esteja ao seu alcance. É hora de investir em seus negócios, o pior vírus é o medo. Como ensinou Darwin - autor da teoria da evolução - Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor responde às mudanças.

(*) José Roberto de Souza Freire é professor universitário em doutor em administração. 

Nos siga no Google Notícias